quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Silêncio

Se não houvesse o silêncio não haveria a música. Já ouviram isso? Eu já.

É no silêncio de um som a outro que a melodia toma sua forma, que os sentimentos se moldam, se preservam, se cuidam e só então a melodia mostra-se no seu todo expressivo e sonoro. Quando a música de alguma forma para no meio, ou um cantor interrompe seu canto, surge uma ansiedade, uma aflição, um...coração na boca...como se o silêncio, se muito prolongado, desse um certo medo...ou provocasse uma vontade indescritível de descobrir qual a próxima nota da melodia (qual a próxima palavra do texto...).


Na vida, estamos a cada pensamento, a cada palavra, a cada gesto, escrevendo ou compondo uma melodia, às vezes triste, outras vezes um tanto alegre, em alguns momentos a escrevemos apaixonadamente, noutros com ódio mortal. Porém, pode ser que nada disso seja, apenas a compomos sem propósito algum.
Mas...sabemos de uma coisa
Sim, conhecemos (ou será que não?) o final...
Há somente um final para ela, então...o que temos? Bem, temos as improvisações no seu desenvolvimento as quais são tão incrivelmente desconhecidas e infinitas que as minhas nem sei para onde me levarão, se é que me levarão, pode ser até que não.
Não importa...Isso veremos na medida em que, como diz a música, "o tempo vai e o vento vem"...

Talvez quem mais em silêncio fique tenha mais coisas a dizer...Será?
O silêncio me provoca, me aproxima mais que o possível permitiria, mas não gosto quando eu fico em silêncio e tenho vontade de falar.
Sinto-me aprisionada...
Bueno!
Não perguntem o que acontece quando me sinto assim...


E aí....o que faço com o que quero dizer?
Já dizia Simone de Beuvoir que às vezes a palavra é uma forma mais acertada de se calar do que o silêncio.

E... então...encontrei este poema, lindo...

"Cuide para que teu silêncio
Não te traga marcas
Que emudeça a alma
Calando tão belos momentos
(...)Silenciar é uma arte
Que instiga reflexão
Tal qual palavras de sabedoria,
O silêncio provoca uma ação.
Quem trouxe um dia a poesia,
Poderá destruir um coração????
Cuide para que teu silêncio de agora
Não se transforme depois
Em grandes e tristes ecos de dor....
Pois Jamais haverá vitória,
Na derrota do Amor....
Seja sábio ao silenciar
Pois poderá escutar, esses brados do tempo:
_ Minha voz é calma e suave...
Mas não queira ouvir o meu silêncio....
............................É ensurdecedor!!!!!!"

(Rose Felliciano)

Nenhum comentário: