terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Mundo é Admirável!?

Provável tema da próxima Olimpíada de Filosofia da PUCRS. Estou em processo de reflexão sobre o Tema, pois desejo muito participar.

Vamos lá, então:

Esse tema me obriga a pensar sobre a vida do homem e sua relação com a Natureza, com a sociedade na qual atua e com sua capacidade de criar, imaginar, evoluir em todas as dimensões possíveis. E os limites que nos apresenta a Ética? E os limites que nos apresenta a Ciência (se é que podemos chamar de limites, o Poder)?
Por um lado temos as maravilhas da criatividade humana em ação em todas as áreas possíveis e imagináveis para facilitar a comunicação, para que o homem saiba cada vez mais sobre menos e menores partes do Universo, para que a solidão não torne a sociedade triste, sem esperança (?). De forma alguma, a esperança sempre deve existir, a Fé nos ensina em qualquer língua a acreditar que há formas de sermos felizes para sempre. Uau...Bulsheet (dizia assim um professor meu hehe). 
Tenho a leve impressão de que as pessoas estão cada dia mais solitárias (a começar por mim). Estão mais infernizadas pelo tempo, este sim, empurra um dia após o outro, um ano após outro, e nó? Correndo atrás do Sol e da Lua, procurando fazer Poesia dentro de uma loucura.
Seremos loucos? A Fé religiosa nos aponta uma destruição. Quando? Por que? Prá que, então, continuar a admirar o mundo?
Novamente pergunto: Seremos loucos?
Respondo: Sem dúvida, pois assim mesmo continuamos a ADMIRAR O MUNDO. Ele é, SIM, admirável, pois se somos loucos, somos românticos, somos poetas, somos Artistas.

O Mundo é Admirável!!
E nós, somos Loucos por admirá-lo!!

Ainda Bem...

(Continua...não sei quando...mas continua)

Nenhum comentário: