terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Amor é gentil

Hoje foi uma viagem difícil...
Primeiro porque pareceu-me que o mundo inteiro teve a mesma ideia que eu, viajar na terça, afinal parecia ser o dia mais tranquílo para fazer uma viagem.
Segundo porque interrompi a vida da mãe de um aperiazinho, pequenino...
Mal, muito mal fiquei.
Terceiro porque o mundo passou pela janela do carro rápido demais. Pensei em tantas coisas, em tantas pessoas, em tantos assuntos...Nossa, que viagem, acho até que cansei de pensar. Também, só a Nati e eu. Ela vendo filmes, ouvindo músicas, dormindo. Eu? Pois é...

Realmente o ser humano é um ser desprezível em muitas coisas que faz, que pensa, que sente. O Mundo é tão belo que não precisaria ter um ser desse tipo viajando por ele. De todas formas, é assim. Resta ao homem admirar o que é belo.
As nuvens estavam lindas, as árvores verdes, em várias tonalidades, o ceu azul, os pássaros voando. Tudo isso existe independente do homem, portanto não precisa o Mundo do homem, restando a este apenas admirá-lo.
Nem isso sabe fazê-lo.

Como é possível admirar o mundo? Como se faz isso?
Há somente uma forma, amando. Pensar que é apenas isso, para alguns é óbvio, para outros impossível.
Amar é demonstrar que se gosta, que o carinho está presente num olhar, num toque de mão, numa palavra...apenas. Amar é não fazer mal, é deixar livre quem se ama, é permitir-se cativar, é esperar, é ter Paciência. Ai Deus, díga-me, por gentileza, o significado dessa palavra. Com o tempo, com a idade, com as experiências tenho reconhecido em mim alguns traços de Paciência, mas...mas...
Tudo que é feito com Paciência é durável, é consistente, é perene, é prá sempre.
Por isso São Paulo diz aos Coríntios, numa carta, o Amor é paciente e gentil.

Voltando a viagem difícil, será que as pessoas não têm mais o quê fazer?
Bem, eu tenho muitas coisas prá fazer ainda hoje.
Aos meus amigos, gostaria de dizer que...
nada.
Não tenho mesmo conseguido dizer nada à ninguém.

Nenhum comentário: