terça-feira, 6 de abril de 2010

Reflexão da manhã!

Hoje, como é de costume no colégio, era minha vez de fazer a Reflexão com e para meus colegas, pela manhã.
No final de semana assisti ao programa "conversas cruzadas" na TVE cujo tema era: Fé e Razão. Os convidados para o debate eram representantes de alguns setores da sociedade como um Padre, filósofo e professor de Teologia da PUCRS, um promotor de justiça, um psicanalista e um historiador e professor de História.
Fiquei surpresa com algumas falas, principalmente do representante do setor judiciário, o qual disse que todas as suas decisões estariam baseadas em sua fé, católica apostólica romana. Não acreditava no que ouvia, pois, independente da fé, acredito que as decisões relacionadas à justiça dos homens devem ser ponderadas de forma racional, clara e objetiva. O psicanalista fazia tantas perguntas sobre a vida, sobre Deus, sobre a morte que pareceu-me estar com muitas dúvidas. O professor de História, declarado materialista ao extremo, negava veementemente a fé, com sentimentos negativos e desagradáveis.
Sempre tive minhas dúvidas quanto a fé e aos caminhos que pode conduzir uma sociedade, diga-se de passagem, frágil como a nossa. Porém, o único conciliador, reflexivo e sem colocar em pauta sua fé, foi o Padre.
- Fé e razão devem caminhar juntas. assim falou.
Lembrei aqui de alguns estudos de Santo Agostinho que disse:

"Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz. Pois, com o coração se pede, com o coração se procura, com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre."

"A fé precede e o intelecto segue!"


Assim foi minha reflexão da manhã de hoje, achei que não iria dar certo, e...

Nenhum comentário: