sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Voltando, ainda bem!!

Voltar significa também recomeçar. Depois de um período como este que vivemos, repleto de medos, inseguranças, ninguém querendo chegar perto do Outro, e ainda convivendo com termos como Pandemia e Epidemia, temos que enfrentar alguns desafios tanto quanto ao que nós, educadores, sentimos e compreendemos de tudo isso, quanto aos nossos esducandos e suas famílias. Provavelmente chegarão com seus olhinhos ansiosos, trazendo muitas preocupações de casa, inflados de conselhos maternos, paternos e até "vóternos".
Nossa primeira função é acolhê-los, com ternura, carinho e muita compreensão.
Sabemos que todos os planejamentos feitos anteriormente serão de alguma forma modificados, ou nas datas ou até mesmo eliminados do novo calendário, adaptado para melhor atender e administrar o tempo que resta.
Acredito que as ações que serão discutidas, refletidas e efetivamente decidas são ações que já deveriam constar no dia a dia das famílias e das comunidades escolares, pois trata-se de Higiene. Toda esta reflexão que deve acontecer, e que é fundamental que aconteça, reforça a nossa realidade e nossa função na sociedade como cidadãos.
Como instituições que privilegiam a formação integral dos educandos desenvolvendo uma consciência crítica dos acontecimentos que nos rodeiam, temos que oportunizar, através de situações dialogadas, o interesse para buscar as informações necessárias, momentos de análise do que é fantasia e o que é a realidade. Para isso os próprios educadores e os profissionais de educação devem informa-se, buscar subsídios, ler, perguntar, questionar profissionais das áreas afins, para orientar uma aprendizagem tão significativa que o momento nos oferece.
"Não percamos esta oportunidade!!!"

Nenhum comentário: