sábado, 3 de outubro de 2009

Educação Lassalista no cenário social atual

Refletir sobre Educação seria impossível sem trazer à tona os desafios que o cenário social atual nos apresenta, pois NELE e ATRAVÉS DELE, a pessoa humana convive de forma física, psíquica e espiritual.
Por um lado vemos aspectos como exclusão, concetração de renda, dependência econômica de países desenvolvidos, excessiva competitividade. Por outro lado vemos características de mudanças drásticas na formação familiar, na interação com a natureza e com a organização do tempo, além das enormes diferenças geográfico-regionais.

Nossa missão como educadores lassalistas se depara com grandes desafios, portanto, nossa ação educativa deverá estabelecer-se a partir das necessidades dos educandos.
Estamos diante de contrastes, pois desejamos formar integralmente a partir de um mundo fragmentado; desejamos promover a solidariedade num mundo competitivo; além disso, desejamos estimular e desenvolver valores cristãos permanentes num mundo onde os resultados são momentâneos e frágeis.

Através do nosso conhecimento e compreensão de pessoa humana como um ser integral e sujeito de seu próprio desenvolvimento, devemos buscar uma profunda reflexão para administrar essas diferenças. Estas é nossa grande missão como educadores lassalistas.

O processo de diálogo permanente entre todos os segmentos envolvidos na ação educativa é fundamental para que nossa missão se cumpra. A ação deverá fundar-se em aspectos que caracterizem a formação do ser humano através de atos conscientes, responsáveis, solidários, participativos e abertos ao transcendente.

Educando e educador, ao lidarem com o conhecimento científico buscam verdades universais. Ao estabelecer-se esa ligação, fatores históricos se misturam à TEIA de construção de saberes.

Assim, em constante e permanente reflexão dialética, é possível atingirmos nosso principal objetivo como colaboradores lassalistas em missão educativa: contribuir para a construção de uma sociedade conforme o plano de nossa FÉ em Deus: organizada focando a pessoa humana, respeitada e fundamentada em valores ético-morais, promovendo a justiça, a liberdade, a fraternidade, a solidariedade, a igualdade a democracia, a participação e respeito às diferenças.

Nenhum comentário: